fbpx

DERMATITE ATÓPICA

A dermatite atópica é uma inflamação crônica da pele, não contagiosa, caracterizada por pele seca que coça muito, lesões avermelhadas, escamas e crostas.

A localização das lesões costuma variar com a faixa etária. Em bebês, são mais comuns lesões em face, tronco, braços e pernas; enquanto que, em crianças maiores e adultos, geralmente as lesões se localizam em dobras de cotovelos e joelhos.

É uma doença multifatorial que engloba fatores genéticos, alérgicos e de alteração da barreira de proteção e hidratação da pele.

Os principais alérgenos envolvidos na dermatite atópica são o que chamamos de aeroalérgenos. Eles incluem, no nosso meio, principalmente os ácaros, ou seja, os mesmos fatores envolvidos também na rinite alérgica e na asma.

Outras substâncias, como álcool, perfumes, produtos de limpeza, cloro e alguns tipos de tecido, podem contribuir como fatores irritantes para o mau controle e a piora das lesões.

Alergia a alguns alimentos também pode estar envolvida na dermatite atópica, mas isso acontece na minoria dos casos, principalmente naqueles moderados e graves. Além disso, fatores emocionais contribuem significativamente com a piora da doença.

Em relação ao tratamento, como na dermatite atópica há uma alteração na hidratação natural e na barreira de proteção cutânea, repor o que falta na pele é essencial para tratar e controlar os sintomas, o que é possível por meio da utilização de hidratantes específicos.

Além da hidratação, outras medidas, como cuidados com o banho, uso de sabonetes específicos e evitar o contato com alérgenos e fatores irritantes, são essenciais para o controle da doença.

Outras medicações podem ser necessárias a depender da gravidade e de cada caso, assim como a imunoterapia (‘’vacina de alergia’’) pode ser útil em situações específicas. Saiba mais sobre isso aqui.