O patch test, também conhecido como teste de contato, é indicado para identificar as substâncias causadoras da dermatite de contato alérgica. Os principais agentes testados no patch test são: perfumes, metais, borracha, couro, plástico, substâncias de produtos de limpeza, maquiagem, esmalte, formol e tinta, dentre vários outros.
Como o teste é feito?
O teste é realizado em 3 etapas:
São colocados adesivos, geralmente nas costas do paciente, com as substâncias a serem testadas.
Após 48 horas, o paciente retorna ao consultório e nós fazemos a primeira leitura, ou seja, a primeira avaliação de uma possível irritação/lesão no local onde foi aplicada alguma das substâncias.
Com 72 a 96 horas é, então, realizada a etapa final, com a última leitura e a emissão do laudo com o resultado.
IMPORTANTE: durante todas as fases do teste o paciente não pode molhar as costas, ou seja, a região onde as substâncias foram aplicadas. Caso haja uma erupção vermelha, bolhas ou lesão característica, que geralmente coça, no local da aplicação de alguma das substâncias, significa que o paciente provavelmente é alérgico a ela.
É de extrema importância fazer o teste e identificar o agente causador da dermatite de contato pois, enquanto a substância que está causando a reação não for retirada do seu contato, o paciente não terá melhora do quadro.