O teste de provocação é considerado padrão-ouro para confirmar ou descartar alergias alimentares e/ou medicamentosas; ou seja, ele é o teste que nos fornece o diagnóstico de certeza das alergias a alimentos e medicamentos.
Nas alergias alimentares, ele serve tanto para diagnóstico, como para avaliação de tolerância e possível liberação de um alimento que causava alergia no paciente.
Já nas alergias medicamentosas, ele serve para diagnóstico, mas também para fornecer outras opções de medicamentos para o paciente que já tenha uma alergia medicamentosa comprovada e não sabe quais medicamentos pode usar.
O teste de provocação deve ser realizado apenas com indicação médica após avaliação minuciosa da história clínica e dos demais exames e testes (como prick test, por exemplo) do paciente, a depender de cada caso.
Ele deve ser feito apenas por médico especializado e capacitado para avaliação e condução do procedimento e, além disso, deve ser realizado em ambiente hospitalar ou em consultório equipado e preparado para possíveis reações.
Na suspeita de qualquer alergia alimentar ou medicamentosa, procure um especialista para avaliação adequada e indicação do melhor teste para o seu caso.