fbpx

ASMA

A asma é uma das doenças crônicas mais comuns, sendo considerada um problema de saúde pública mundial.

A doença afeta tanto crianças como adultos e estima-se que no Brasil existam aproximadamente 20 milhões de asmáticos. Ela é causa importante de faltas escolares e no trabalho, podendo comprometer significativamente a qualidade de vida do paciente e até levar a óbito.

A asma é uma doença que ocorre devido à inflamação crônica das vias aéreas inferiores.

Os principais sintomas são:

  • chiado;
  • tosse;
  • falta de ar; e
  • aperto no peito.

A doença pode ser classificada como CONTROLADA, PARCIALMENTE CONTROLADA e NÃO CONTROLADA, baseado em um questionário que avalia os sintomas do paciente nas últimas quatro semanas.

Os sintomas podem variar em duração e intensidade a depender de alguns fatores, como exercício físico, exposição a alérgenos ou irritantes, mudanças climáticas e infecções das vias aéreas.

É uma doença comum, porém potencialmente grave, podendo levar ao óbito.

A boa notícia é que ela pode ser controlada, as crises podem ser prevenidas e existem diversas opções de tratamento.

Em relação à prevenção de crises, são utilizados não só medicamentos profiláticos, mas também as medidas de higiene ambiental, que consistem em evitar o contato com os alérgenos e irritantes desencadeantes, como ácaros, mofo e cigarro. O tratamento, similar à prevenção, também utiliza as medidas de higiene do ambiente, além de outros medicamentos inalatórios. Ademais, em alguns casos é possível realizar a imunoterapia (‘‘vacina de alergia’’), tendo em vista que a maioria dos casos de asma está relacionada à alergia.

Saiba mais a respeito aqui.

Como você deve ter notado, os medicamentos para asma são divididos em medicamentos de alívio (para as crises) e profiláticos (usados na manutenção para melhor controle da doença e para evitar crises).

Existem, então, algumas opções de tratamento e diversos dispositivos disponíveis para serem utilizados; sua escolha dependerá do controle e da gravidade da asma, além da preferência e adaptação do paciente.

O tratamento adequado com controle da doença permite que o paciente asmático tenha uma qualidade de vida normal e possa realizar suas atividades diárias sem limitações.

Por isso, procure um especialista para fazer seu diagnóstico e propor o melhor tratamento individualizado para seu caso.